»
Mantenedor PMI-RS
Como gerenciar projetos e obras em crise?
Compartilhe:

 

Como gerenciar projetos e obras em crise?

O que fazer quando as coisas dão muito errado em nossos projetos, obras e contratos?

O que fazer quando perdemos o controle da situação e temos dificuldades em ver a “luz no fim do túnel”?

Num jargão conhecido no meio dos gerentes de projetos fala-se que não precisamos fazer nada para projetos e obras darem errado. É só ficarmos olhando que o projeto vai para o buraco sozinho. O trabalho dos gerentes é buscar achar uma solução para o que parece fadado ao fracasso, em muitos casos. O primeiro passo é não entrarmos para dentro do buraco que o projeto está abrindo, não se esconder, sermos resilientes.

Assim, achamos que é importante falar sobre essas etapas da retomada de controle dos projetos em crise. Iniciamos por um reposicionamento do projeto, reavaliando objetivos, resultados possíveis e a viabilidade para a organizações, confirmação do business case e reaprovação com o sponsor ou o CEO da empresa. A avaliação da equipe e das partes interessadas é outro passo importante, pois os gaps nesta área precisam ser endereçados através de um plano de ação (ou vários).

Por fim, os demais aspectos do projeto, como prazo, custos, escopo e qualidade, entre outros, são avaliados para que mudanças na metodologia e nas ferramentas possam ajudar a retomada do projeto. Lições aprendidas e ações corretivas para evitar problemas nas próximas ações encerram o ciclo de retomada ou então, a efetiva definição com o sponsor ou CEO da empresa que o projeto falhou e precisa ser cancelado.

Saber encerrar ou cancelar projetos também é uma grande habilidade que um gerente tem que ter, pois desmobilizar e demitir pessoas é sempre muito dificil, mas uma condição inicial de um projeto, ou seja, uma hora o projeto tem que chegar ao fim. 

Se voce quer saber um pouco mais como podemos ajudar sua empresa com projetos em crise, faça um contato e peça-nos uma proposta.

https://www.linkedin.com/pulse/como-gerenciar-projetos-e-obras-em-crise-severo-pmp-crk

 

 


Atendimento TECHNIQUE:
+55 (51) 3381.7457
TECHNIQUE ASSESSORIA E PLANEJAMENTO LTDA.
Av. Encantado 384 \201 - Petrópolis - Porto Alegre RS
contato@technique.eng.br
www.technique.eng.br
Subir para o topo